quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Humanismo



Grupo: Jeane (16), Rodrigo (33), Paula Francisca (30), Rayane (41), Andressa (02), Mônica (28) e Johnny (20). Dia: 08/09


Teatro de Gil Vicente: O Auto da Barca do Inferno


Gil Vicente foi o fundador do teatro português. Foi poeta e dramaturgo. Seus textos revelam conhecimento literário e suas obras se caracterizam por constituir uma galeria de tipos, por painéis alegóricos, humor e crítica social, sem deixar de lado o caráter religioso. Gil Vicente preocupou-se em retratar o homem na sociedade, criticando-lhes os costumes, com um princípio de moral. Escreveu autos e farsas, peças religiosas e profanas.


O alto da barca do inferno - Gil Vicente 

A obra

"O primeiro a embarcar é um Fidalgo, que chega acompanhado de um Pajem, que leva a calda da roupa do Fidalgo e também uma cadeira, para seu encosto.
O Diabo mal viu o Fidalgo e já lhe falou para entrar em sua barca, pois ele iria levar mais almas e mostrar que era bom navegante. Antes disso, o companheiro do Diabo, começou a preparar a barca para que as almas dos que viessem, pudessem entrar.
Quando tudo estava pronto, o Fidalgo dirigiu a palavra ao Diabo, perguntando para onde aquela barca iria. O Diabo respondeu que iria para o Inferno, então o Fidalgo resolveu ser sarcástico e falou que as roupas do Diabo pareciam de uma mulher e que sua barca era horrível. O Diabo não gostou da provocação e disse que aquela barca com certeza era ideal para ele, devido a sua impertinência. O Fidalgo espantado, diz ao Diabo que tem quem reze por ele, mas acaba recebendo a notícia de que seu pai também havia embarcado rumo ao Inferno.
O Fidalgo tenta achar outra barca, que não siga ao Inferno, então resolve dirigir-se a barca do céu. Ele resolve perguntar ao Anjo, aonde sua barca iria e se ele poderia embarcar nela, mas é impedido de entrar, devido a sua tirania, pois o Anjo disse que aquela barca era muito pequena para ele, não teria espaço para o seu mau caráter.
O Diabo começa a fazer propaganda de sua barca, dizendo que ela era a ideal, a melhor. Assim, O Fidalgo desconsolado, resolve embarcar na barca para o Inferno. Mas antes, o Fidalgo queria tornar a ver sua amada, pois ele disse que ela se mataria por ele, mas o Diabo falou que a mulher na qual ele tanto ama, estava apenas enganando- o, que tudo que ela lhe escrevia era mentira. E assim, o Diabo insistia cada vez mais para que o Fidalgo esquecesse sua mulher e que embarcasse logo, pois ainda viria mais gente..."


Texto adaptado pelo grupo: O elevador do Inferno


Personagens: 

Diabo: o que conduz as almas para o inferno. Ele conhece muito bem os personagens. É irônico e bom argumentador. 
Anjo: o que conduz as almas para o céu. Também conhece muito m os personagens. É uma pessoa bondosa, honesta, e que sempre vê o lado bom das coisas.
Empresário materialista: avarento, egocêntrico, prioriza o trabalho, não se importa com a família. 
Humilde: digno, honesto, procura sempre doar o que tem, e o que não tem para os mais necessitados. 
Trabalhador: preguiçoso, um tipo de pessoa que enrola no trabalho para ganhar mais dinheiro. 
Padre: vaidoso, só pensa na sua beleza exterior. Mantém um caso com a tesoureira da igreja. 
Tesoureira da igreja: possui um apego pelos desejos carnais. Vontade de possuir todos os homens que vê pela frente. 
Advogado: guloso, quer sempre mais poder e dinheiro. Não importava como, ele sempre queria mais. 
Presidiário: matou seu vizinho porque tinha inveja de sua vida bem sucedida. 
Soldado: solidário, viajou para o Haiti, e morreu ajudando pessoas desabrigadas pelo terremoto ocorrente. 
Policial: Matava, roubava,recebia propina, traficava, estuprava... Tentava fazer justiça com suas próprias mãos.



Enredo: (A ser postado) 


Nesta reunião nós elaboramos a história, elaboramos o textos e as falas. Esta reunião foi na escola.  

Um comentário: